O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) divulgou uma breve análise sobre o mercado bovino no mês de abril. Segundo a instituição, de uma forma geral, os preços dos animais para abate estiveram firmes até a Semana Santa. Da Páscoa em diante, começaram a perder força em várias praças, mas, ainda assim, o fechamento do mês foi positivo (maior que o encerramento de março) para a maioria.
O Cepea também informou que as praças de grande destaque no período foram Oeste da Bahia e Barra do Garças (MT), com valorizações de 14% e de 7,5% respectivamente, ao longo de abril. Norte de Minas e Colider vêm na sequência com ganhos por volta de 6%.
Cuiabá, Cáceres e Centro-Sul Baiano acumularam alta de cerca de 5%. Em Rondonópolis, Sorriso, Campo Grande, Três Lagoas, Dourados e Cassilândia, o preço médio do boi aumentou entre 3 e 4%.
por Thiago Dantas – canal rural