Encontros políticos têm normas específicas para garantir a integridade do processo eleitoral
Partidos políticos podem realizar comícios a partir do dia 15 de agosto, quando termina o prazo para registrar os candidatos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Um comício é uma reunião política, partidária e eleitoral, onde comparecem correligionários, cabos eleitorais e eleitores para ouvir os discursos de candidatos às eleições majoritárias ou proporcionais. Esses eventos marcam o início da campanha eleitoral e visam reunir um grupo em prol de uma causa política.
Durante um comício, a presença de candidatos no palanque é essencial. Diferente de uma reunião, onde há diálogo e o candidato ouve as expressões do povo, no comício apenas pessoas referenciadas são chamadas a falar. Comícios visam conquistar a simpatia e o voto dos eleitores, funcionando como uma forma de propaganda eleitoral.
Uma lei de 2006 proibiu os \\”showmícios\\” e eventos semelhantes, bem como a participação de artistas com a finalidade de animar o comício, seja remunerada ou não.
As Eleições Municipais de 2024 acontecem no dia 6 de outubro deste ano, com eventual segundo turno marcado para o dia 27 do mesmo mês. Este ano serão eleitos prefeitos e vereadores de cada município.