Em parceria com a Fundación Mapfre, seminário capacitou profissionais da educação para abordar questões emocionais e promover o bem-estar no ambiente escolar
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) realizou, nesta sexta-feira (20/9), uma rodada do primeiro Seminário – Promoção da Saúde Mental nas Escolas. A iniciativa, realizada em parceria com a Fundación Mapfre por meio do projeto Viver com Saúde, é direcionada às escolas e aos profissionais da educação, com o objetivo de promover uma saúde mental adequada no ambiente escolar.
O seminário foi uma oportunidade de reflexão e troca de experiências sobre práticas que podem contribuir para um ambiente escolar mais saudável e acolhedor, reunindo servidores das Superintendências Regionais de Ensino (SREs) Metropolitanas C e B, incluindo analistas, inspetores, integrantes dos Núcleos de Acolhimento Educacional (NAE), Centros de Referência em Educação Especial Inclusiva (CREI), além de diretores e vice-diretores de escolas, especialistas e professores.
Para a coordenadora de Temáticas Especiais e Transversalidade Curricular da SEE/MG, Rosália Diniz, “esse seminário vem de uma trajetória, de uma série de formações que estamos fazendo na secretaria, como o curso Saúde Mental e Emocional nas Escolas”.
AG Minas
“A gente vem escutando falar sobre problemas relacionados com a saúde mental em nossas escolas, como ansiedade e depressão, por exemplo. Então, esse momento de formação vem como apoio de como abordar a temática de saúde mental para os estudantes da nossa rede, como conhecer e acolher esses estudantes”, afirma Rosália Diniz.
O seminário já foi realizado com servidores de outras três SREs: Juiz de Fora, Metropolitana A e Montes Claros. A formação foi conduzida por Anderson Rosa, doutor em Saúde Coletiva. “Estamos indo para o segundo ano de ações dessa parceria. Sabemos que a escola é o espaço da educação, não é o local que vai cuidar de casos graves, para isso a escola precisa ter parceria com o setor da saúde”.
“A escola, diante de conhecimentos adequados, pode ter uma atuação muito importante para promover qualidade de vida, promover saúde mental, e com isso melhorar os seus próprios resultados. Pessoas saudáveis aprendem mais e aprendem melhor”, destaca Anderson.
Ações em 2023
Desde 2023, a SEE/MG promove o curso sobre saúde mental e emocional nas escolas, voltado para educadores, com o objetivo de capacitar os profissionais a identificarem e lidarem com questões emocionais no ambiente escolar, criando um espaço mais acolhedor para os estudantes.
A iniciativa também incluiu webinários que abordaram temas relevantes, permitindo a troca de experiências e o fortalecimento da rede de apoio entre educadores. Essa ação contribui para a promoção do bem-estar de todos na comunidade escolar.