O povo mineiro é amigo do agro
Leia artigo de Antônio Pitangui de Salvo sobre como os mineiros enxergam o setor agropecuário de maneira positiva
A agropecuária é presença diária na vida de todos nós. A atividade produtiva nas áreas rurais não apenas fornece alimentos para a população, mas gera empregos e sustenta comunidades inteiras. O Brasil, com sua vasta extensão de terras aptas para agropecuária, possui um potencial agrícola inigualável, e é por meio do trabalho dos produtores rurais, com sua expertise e paixão pelo campo, que esse potencial se transforma em realidade.
Somente em Minas Gerais – o 5º maior exportador de produtos agropecuários do Brasil –, o agro injetou US$ 3,4 bilhões na economia no primeiro trimestre de 2024, um fluxo que se ramifica por toda a sociedade, nutrindo comunidades e impulsionando o desenvolvimento.
Mesmo sabendo que o agro é protagonista no panorama econômico e social, por muito tempo pairou a dúvida sobre como a população urbana enxerga a atividade. Por esse motivo, o Sistema Faemg Senar contratou a Quaest Consultoria, que desenvolveu uma pesquisa para identificar a imagem que os mineiros têm do nosso setor.
Visão positiva
Tivemos uma grata surpresa: 78% das pessoas entrevistadas em todas as regiões do Estado enxergam o agro de maneira positiva, e 41% elegeram a agropecuária a principal atividade econômica de Minas Gerais.
O estudo, realizado em novembro de 2023 com 3.514 pessoas, serviu como um balizador para o trabalho que temos desenvolvido, que é atuar pela defesa dos interesses dos produtores rurais e promover a qualificação no campo. E, mais do que isso, nos deu confiança para seguirmos firmes em nossa missão, com orgulho de saber que o povo mineiro é amigo do agro.
Trabalho contínuo
Nós, produtores rurais, enfrentamos adversidades na lida diária, como o fenômeno El Niño no ano passado, que prejudicou a colheita em grande parte do estado. Mas continuamos trabalhando com afinco para não faltar comida na mesa dos brasileiros.
Por isso, ficamos felizes e com vontade de agradecer ao povo mineiro por reconhecer o valor dos homens e mulheres do campo. Nos sentimos seguros para explorar as pautas positivas do setor, afinal, produzimos grandes riquezas como o premiado Queijo Minas Artesanal. Não gastaremos energia combatendo falsas narrativas que uma minoria irrisória ainda insiste em propagar.
Agro em Ação
Com o “Agro em Ação”, um projeto para apresentar os resultados da pesquisa de imagem no interior, conversamos com cerca de 1.500 lideranças em Rio Pomba, Machado, Monte Carmelo, Teófilo Otoni e Curvelo.
Vamos nos posicionar, cada vez mais, para que os nossos representantes políticos nos municípios tenham ainda mais ciência da relevância da agropecuária e o quanto o setor é bem-visto e querido pelo povo mineiro.
(*) Antônio Pitangui de Salvo é engenheiro agrônomo e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg)