Aproveitar boas oportunidades e descontos relevantes são os principais objetivos dos consumidores
O TEMPO Economia
A Black Friday foi criada nos Estados Unidos, mas já faz parte do calendário comercial do Brasil há alguns anos. Neste ano, em 29 de novembro, consumidores podem aproveitar descontos e boas oportunidades para comprar itens de desejo ou necessidade.
Uma pesquisa realizada pela Hibou mostrou como os brasileiros pretendem gastar na Black Friday em 2024. A tendência é que a maioria das pessoas aproveite alguma promoção e compre, ao menos, um produto.
Veja como os brasileiros pretendem aproveitar a Black Friday 2024
Maioria quer comprar
Dos 1200 entrevistados, a menor parte (18%) está decidida a não comprar nada. 42% dos participantes comprará alguma coisa e 38% ainda não decidiu.
Prioridade é se presentear
Entre as pessoas que pretendem adquirir algo, a maioria (92%) admite que quer se presentear, ou seja, comprar algo para si. Logo em seguida estão os consumidores que pretendem aproveitar a Black Friday para presentear filhos e netos (17%).
Monitoramento é essencial
Para que a Black Friday não vire \\”Black Fraude\\”, apelido dado pelos brasileiros a promoções faltas, as pessoas se preparam monitorando os preços dos produtos de interesse nos dias que precedem a data. 51% anota os valores para monitoramento.
Ticket médio alto
O ticket médio esperado para o consumidor brasileiro na Black Friday 2024 é entre 500 e 1000 reais. 26% dos entrevistados afirmaram planejar gastar nessa faixa. 23% planeja comprar algo com maior valor, entre R$ 1000 e R$ 3000.
Sites são preferenciais, mas lojas físicas ainda são boa oportunidade
Os consumidores pretendem aproveitar as promoções da Black Friday em lojas online. As mais procuradas serão Mercado Livre, Amazon e Shein (ou Shopee). Porém, um grupo ainda gosta de procurar lojas conhecidas de rua em busca de uma boa opção (49%).
Veja os produtos mais procurados pelos brasileiros na Black Friday
- Celular (20%)
- Smart TV (18%)
- Geladeira (10%)
- Tênis (9%)
- Máquina de lavar roupas (8%)
- Ainda não sei (8%)
- Roupas (7%)
- Microondas (5%)
- Air fryer (5%)
- Aspirador robô (3%)
- Notebook (3%)
- Artigos pet (2%)
- Sofá (2%)
- Ar condicionado (2%)
- Cama box (2%)
- Perfume (2%)
- Tablet (2%)
- Colchão (2%)
- Computador (2%)
- Fogão (2%)