Efetivação prevê melhorias para a população dos estados; Consórcio também definiu áreas temáticas e Minas Gerais será responsável pelo Desenvolvimento Econômico
Os governadores do Sul e Sudeste do Brasil assinaram, em Santa Catarina, a formalização do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) nesta sexta-feira (22/11).
A partir de agora, o grupo conta com Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), estrutura administrativa, manual de identidade visual e conta bancária, permitindo que, pela primeira vez, tenha organização financeira própria.
Além disso, a formalização do Cosud garante que consórcio seja mais efetivo nas criações de propostas, boas práticas e parcerias conjuntas dos estados para que a população do Sul e Sudeste seja beneficiada.
“Essa formalização é muito importante e mostra que nós não ficamos apenas no debate. O que fazemos aqui são ações em conjunto e eficazes para nossos estados. Estamos focados em pautas importantes como o combate ao crime organizado, preservação ambiental entre outros”, destacou o governador de Minas Gerais, Romeu Zema. | ||||
Outra novidade desta 12ª edição é a criação do Conselho de Administração do Cosud. Cada um dos sete estados terá um representante no conselho e assume um tema de importância estratégica para o consórcio: Segurança Pública, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Saúde, Educação, Governo e Desenvolvimento Humano.
Minas Gerais foi escolhido para o Desenvolvimento Econômico e terá como representantes o secretário-geral do Governo de Minas, Marcel Dornas Beghini, como conselheiro titular, e a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, como conselheira suplente.
“O Conselho de Administração do Cosud é uma espécie de assessoria dos governadores, um exercício das funções, das atribuições do consórcio. Daqui para frente, Minas Gerais vai liderar os temas de desenvolvimento econômico e nós temos muita propriedade para falar desse assunto”, disse Marcel Beghini.
Já a secretária Luísa Barreto enfatizou que o conselho vai trazer mais eficiência e agilidade nas propostas do consórcio.
“Ele tem essa função de dar mais dinamismo às discussões e garantir também mais qualidade. É muito importante que as discussões tenham seguimento para que elas gerem resultados cada vez mais efetivos”, pontuou.
Agendas do dia
Desde o início da manhã, o governador Romeu Zema se reuniu com outros chefes do Executivo dos estados do Cosud, secretários de Fazenda, Meio Ambiente e Segurança Pública.
Dentre os assuntos, foram discutidos pauta como a reforma tributária, dívidas dos estados com a União, soluções para desastres ambientais, entre outros.
Parceria dos Estados com Ministérios Públicos
Os governadores também assinaram o Termo de Cooperação Técnica do Cosud, firmado entre os Estados e Ministérios Públicos das regiões Sul e Sudeste para o combate ao crime organizado e atuação conjunta em eventos climáticos extremos.
Por Agencia Minas