Warning: file_get_contents(/home2/portalse01/domains/portalserralitrense.com.br/public_html/wp-includes/js/wp-emoji-loader.min.js): failed to open stream: No such file or directory in /home2/portalse01/domains/portalserralitrense.com.br/public_html/wp-includes/formatting.php on line 5882

Kombi Queijo: Serra do Salitre é rota do projeto que divulga candidatura do Queijo Minas Artesanal ao título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade

0

O cidade de Serra do Salitre foi um dos destinos da Kombi Queijo, iniciativa desenvolvida para valorizar o queijo Minas artesanal, que está percorrendo as principais regiões produtoras desse patrimônio de Minas Gerais. A ação desenvolvida por Maricell Hussein, tem o apoio do Governo de Minas e de diversos parceiros, com o objetivo de divulgar o tradicional modo de fazer queijo, um saber transmitido há mais de 300 anos pelos ancestrais mineiros. Em dezembro, a Unesco realizará uma reunião decisiva em Assunção, Paraguai, para avaliar o pedido de reconhecimento desse modo de fazer como patrimônio imaterial.

Em Serra do Salitre a passagem aconteceu no último dia 08 de novembro e foi celebrada pelo prefeito Joca, juntamente com secretários municipais e pela comunidade, que pode conhecer um pouco mais sobre o projeto. O trajeto da Kombi Queijo está disponível no perfil @expoqueijo Brasil, onde o público poderá acompanhar as paradas e celebrações.

A Kombi carrega consigo um queijo que passará por todas as 10 regiões produtoras de queijo Minas Artesanal. Em cada parada, o queijo encontra uma nova família, um sotaque gostoso e novos costumes, mas sempre o mesmo espírito apaixonado por essa tradição tão nossa.

Patrimônio Imaterial da Humanidade (Unesco)

O Governo de Minas por meio da Secult-MG e o IEPHA-MG protocolou a candidatura dos Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal como Patrimônio Imaterial da Humanidade na UNESCO em março de 2023. A partir da entrega do formulário de inscrição e caracterização do bem cultural, o corpo técnico do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural da UNESCO está procedendo com uma análise que levará em conta a adequação da proposta, a vigência do bem cultural, sua salvaguarda pelos órgãos do país de origem, a participação dos detentores no processo e a relevância desse bem cultural como saberes e ofícios que compreendem o rol do patrimônio imaterial da humanidade.

O processo de candidatura compreende um ciclo de 2 anos, no primeiro ano, complementações podem ser solicitadas pelo Comitê, e no segundo ano a análise continua sendo feita, culminando com a votação em uma Sessão que reúne todos os delegados de países que compõem o Comitê. A votação dos Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal como Patrimônio da Humanidade irá ocorrer no início de dezembro de 2024, no Paraguai.


Durante o ciclo da candidatura, ações de promoção estão sendo realizadas de forma a sensibilizar os delegados dos países votantes, bem como informação aos detentores e a sociedade do país de origem acerca do andamento dos processos.

Campartilhe.

Deixe Um Comentário

Facebook login by WP-FB-AutoConnect