Documentário “O Caminho do Queijo Minas Artesanal de Serra do Salitre” é finalizado após 15 meses de produção

Após 15 meses de captação de imagens, depoimentos e edição, foi finalizado o documentário “O Caminho do Queijo Minas Artesanal de Serra do Salitre”.
O longa foi produzido pela Dylan Filmes, com recursos da Lei de Incentivo à Cultura Paulo Gustavo.

A produtora foi contemplada no início de 2024, mas, com o crescente envolvimento das pessoas entrevistadas e a riqueza das histórias coletadas, houve uma mudança de direção no projeto. O que inicialmente seria um mini documentário transformou-se em um longa-metragem de 54 minutos.

“Nos primeiros dias de gravação de depoimentos, imagens e elaboração do roteiro, senti que a riqueza de detalhes, o envolvimento emocional e o registro histórico mereciam um longa”, relatou o produtor e diretor do documentário, Gil Dylan.

O filme conta a história do Queijo Minas Artesanal da região de Serra do Salitre, desde sua homologação até os dias atuais: seu processo de produção, o modo de fazer, o sabor e as peculiaridades que tornam o queijo do Salitre tão especial.

Foram entrevistados seis produtores da iguaria, além de representantes de entidades envolvidas e integrantes do poder público municipal.

A TV Portal publica com satisfação o audiovisual na íntegra, acreditando que este é o relato mais fiel sobre aquele que é o principal produto que enche de orgulho o município: o queijo artesanal de Serra do Salitre.

Neste documentário, você entra nas queijarias de alguns produtores e descobre:

  • como é o modo de fazer tradicional,
  • quantas regiões de queijos artesanais existem em Minas Gerais,
  • quais são suas características,
  • e por que o queijo do Salitre é considerado tão saboroso e diferente dos demais —
    além de entender por que ele foi reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Imaterial da Humanidade.

Vai um queijinho aí?


Rolar para cima