A cena do touro, tentando se erguer, gerou uma série de críticas contra o tratamento dado aos animais durante o evento
A 30ª edição da ExpôCajuru foi realizada entre os dias 8 e 11 de agostoFoto: Matheus Mendonça
30ª edição da ExpôCajuru foi marcada por uma polêmica que está circulando nas redes sociais. Um vídeo, compartilhado no último domingo (11 de agosto), mostra um touro rastejando pela arena de rodeios, ativistas têm acusado os organizadores de maus-tratos aos animais. O evento ocorreu entre os dias 8 e 11 de agosto em Carmo do Cajuru, na região Centro-Oeste do Estado.
Para Adriana Araújo, coordenadora do Movimento Mineiro pelos Direitos dos Animais (MMDA), a exploração é um absurdo. “Em pleno século 21, não faz sentido que uma população que pretende ser civilizada se divirta à custa da exploração dos animais. Se o touro tivesse escolha, certamente não estaria na arena do rodeio.”
A cena do touro, aparentemente exausto, tentando se erguer, gerou uma série de críticas contra o tratamento dado aos animais durante o evento. Em resposta à repercussão negativa, a Prefeitura de Carmo do Cajuru optou por não se pronunciar sobre o caso. Em nota, informou que a responsabilidade pela organização das montarias é da empresa contratada para realizar o evento.
A empresa responsável pelo rodeio lamentou o ocorrido e esclareceu a situação. \\”Infelizmente, ocorreu uma fatalidade. O touro sofreu uma lesão durante o pulo e, para evitar que a situação se agravasse, ele foi sedado para ser imobilizado com segurança. Em seguida, o animal foi retirado da arena e encaminhado para avaliação veterinária e diagnóstico da lesão,\\” informaram.
A Polícian Civil foi demanda, mas ainda não retornou sobre a ocorrência.
30º ExpôCajuru:
O evento, tradicional no centro-oeste mineiro, atraiu milhares de pessoas, que compareceram para assistir a shows de artistas consagrados como Ana Castela, Hugo e Guilherme, Maiara e Maraisa, Cleiton e Camargo e entre outros cantores.